Alunos do Colégio Adventista de Osório exploram o mundo da ciência e da inovação
Três jovens talentosos de Osório, Rio Grande do Sul, estão conquistando destaque na área de ciências com um projeto inovador que promete revolucionar o mundo dos plásticos. Luiz Twardowski, Arthur Vechi e Arthur Barbosa são os protagonistas por trás de uma iniciativa que utiliza cascas de laranja como matéria-prima para a produção de plástico biodegradável.
Os estudantes do Colégio Adventista de Osório compartilharam detalhes sobre seu projeto e a experiência de participar da renomada Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada na Universidade de São Paulo (USP).
Luiz Twardowski: "Nós desenvolvemos um plástico biodegradável a partir da casca da laranja, que degrada-se em até 73% em 12 dias enterrado no solo. No nosso protótipo, conseguimos desenvolver o nosso próprio plástico e plantá-lo sem danificar o meio ambiente, como alternativa sustentável aos plásticos convencionais."
Arthur Vechi: "Foi desafiador chegar até aqui, passamos por muitas etapas on-line, presenciais, mostras e etc. Porém, mesmo desafiador, foi muito incrível estar lá, compartilhando experiências com outras pessoas. Foi muito gratificante, é de outro mundo, nunca pensei que estaria lá, levando o nosso projeto adiante, em busca de investidores e mostrando às pessoas uma alternativa de plástico melhor para o meio ambiente."
Arthur Barbosa: "No início foi difícil, pois não tínhamos nada pronto, apenas referências. Precisamos fazer muitas pesquisas e testes até achar os resultados certos. Para chegar até lá, passamos as férias estudando para as apresentações e realizando mais pesquisas. É muito gratificante participar da FEBRACE, pois saímos de um projeto escolar para uma feira internacional, então estou muito feliz de chegar onde cheguei, é muito importante para mim."
O projeto desses jovens talentosos não apenas demonstra o potencial criativo da juventude brasileira, mas também destaca a importância da inovação sustentável na busca por soluções para os desafios ambientais enfrentados pelo mundo atualmente. Espera-se que iniciativas como essa inspirem outros jovens a se envolverem em projetos científicos que possam fazer a diferença em nosso planeta.
O projeto desses jovens promete revolucionar!
Para saber mais vejas as fotos em nossas redes sociais Facebook e Instagram ou reportagem no vídeo abaixo.